Wonderers Jorge Coutinho

15 Outubro, 20180

QUEM É O JORGE COUTINHO HOJE E QUEM ERA O JORGE COUTINHO HÁ 10 ANOS ATRÁS?

Isto é uma pergunta que dá logo pano para mangas! Eu diria que a principal diferença é que o Jorge Coutinho de hoje está mais consciente de quem ele é, do seu lado bom e da sua luz e do seu lado menos bom e da sua sombra. É alguém que julga menos e aprecia mais. É alguém que culpa menos e responsabiliza-se mais. É alguém que ama mais. Está mais consciente acima de tudo, de quem é, porque é, do que faz, para que faz e quem quer ser. Eu diria que acima de tudo hoje sou alguém mais consciente e bem mais em paz comigo mesmo, bem mais perto daquilo que eu verdadeiramente sou.

 

O QUE É QUE MAIS TE TEM SURPREENDIDO NESTE PERCURSO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL?

As pessoas, a capacidade do ser-humano de se superar, a capacidade de resiliência. A capacidade do ser-humano de se adaptar e de superar coisas que à partida, muitas vezes, pensamos não serem superáveis, como a perda de alguém que nós amamos e como nos reinventamos após um fim de um relacionamento. Acima de tudo aquilo que me surpreende e me tem surpreendido ao longo deste percurso é a beleza e o interior das pessoas.

 

COMO E QUANDO É QUE PERCEBESTE QUE ESTE ERA O TEU CAMINHO, NÃO SÓ PESSOAL MAS TAMBÉM PROFISSIONAL?

Quando após um evento de desenvolvimento pessoal, após quatro dias de imersão e transformação, de conhecimento e auto-conhecimento, olhei para o palco e disse: “Foi para isto que eu nasci. É isto que eu quero fazer ate ao fim da minha vida” e não só disse isto como pensei “Um dia quero estar em cima daquele palco”. E consegui!

 

O QUE É PARA TI SER COACH? QUAIS SÃO OS TEUS MÉTODOS DE TRABALHO, EM QUE É QUE TU ACREDITAS E QUAIS SÃO OS TEUS VALORES?

Um coach é um facilitador, é alguém que acima de tudo é um questionador, é alguém que te faz perguntas, que te coloca em causa, que te faz assumir a tua responsabilidade através das questões que te coloca. Aquilo que eu faco é desafiar pessoas a  responsabilizarem-se, a assumirem as rédeas e a direção do seu destino e da sua vida.

Acredito que qualquer pessoa pode mudar, acredito que qualquer pessoa pode transformar a sua vida num abrir e fechar de olhos e acredito que o impossível é apenas uma crença, que qualquer coisa que tu sonhes e em que acredites é sempre possível desde que tu te entregues, que esperes, que saibas que tudo leva o seu tempo e que tenhas paciência, resiliência, compromisso, disciplina e… ação!

Os meus métodos são um pouco daquilo que acabei de dizer, é utilizar acima de tudo perguntas poderosas, metáforas, ser frontal, ser desafiador e confrontar pessoas com aquilo que elas muitas vezes não querem ser confrontadas, abaná-las, tirá-las fora da sua zona de conforto.

Os meus princípios são honestidade, congruência e integridade, são os meus três pilares.

 

TENS UMA FORMA MUITO GENUINA E POR VEZES DURA DE AVALIAR, ACONSELHAR E AJUDAR AS PESSOAS A IREM DE ENCONTRO AO SEU EU. PORQUÊ? O QUE É QUE TE MOVE A AGIR ASSIM?

O que me move é o melhor do ser-humano, acho que a liberdade, a frontalidade e a honestidade são a melhor forma de ajuda. Muitas vezes não somos honestos connosco porque isso é duro e a verdade às vezes dói. Pegando no ditado popular, aquilo que dói cura por isso devemos ser honestos, frontais e diretos até porque a vida é muito curta e não vale a pena andarmos aqui com histórias e invenções, temos que ser honestos, frontais e rápidos, colocar as pessoas em ação desafiando-as.

 

ATRAVÉS DA TUA EMPRESA , A BE COACH,  TRABALHAS EM DIVERSOS EVENTOS OFERECENDO MOTIVAÇÃO E DIRECÇÃO A MUITA GENTE EM DIVERSOS LOCAIS DO MUNDO. COMO CONSIDERAS OS PORTUGUESES AO NÍVEL DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL? ONDE SENTES MAIOR RECETIVIDADE? E MENOR?

Não me parece que haja maior ou menor recetividade, fui bem recebido em todos os países onde estive. Provavelmente há países que estão mais abertos emocionalmente até pela sua própria cultura, se calhar os países nórdicos são países mais frios e tens que interagir de uma forma distinta do que nos países da américa latina que são mais abertos, mais dados emocionalmente. Portanto eu diria que nunca tive menor recetividade, tenho é diferentes formas de interagir . Por exemplo, no Brasil é mais rápido criar rapport e interação com o público  do que numa Alemanha ou Inglaterra onde tens que construir essa relação com o público.

Em Portugal há muito para ser feito, somos pequeninos mas grandes, mas somos poucos comparados com o Brasil, por exemplo. Há muito para fazer, eu comecei nisto há 11 anos quando o desenvolvimento pessoal era um bebé e hoje continua a ser um bebé, há muito para ser feito e muitas pessoas para servir.

 

ÉS UM HOMEM DONO DE UMA PERSONALIDADE E FORMA DE ESTAR NA VIDA INSPIRADORA. E A TI , O QUE TE INSPIRA E TE MOVE?

Mais uma vez, o que me inspira e me move é o ser-humano, é a sua capacidade de amar, de perdoar, a capacidade de resiliência, de superação. Acima de tudo o que me inspira é o ser-humano. Ainda ontem recebi um vídeo de um evento no Brasil onde um dos convidados era um jovem com 20 e poucos anos a tocar guitarra elétrica com os pés pois não tinha braços, estava a tocar “Sweet Chid Of Mine”, dos Guns N’ Roses com os pés e isso inspira-me, inspira-me ver a superação.

 

SE PUDESSES DESVENDAR UM ÚNICO SEGREDO NO MUNDO, QUAL SERIA E PORQUÊ?

A cura do cancro. Acho que se calhar nesse momento seria o mais importante, trata-se de um flagelo que atinge milhões e toca-me bem de perto. Por isso, se houvesse um segredo que eu pudesse desvendar seria este para eu poder espalhar a resposta e a cura por todo o mundo.

 

VAMOS DIZER ALGUMAS PALAVRAS E QUEREMOS QUE DIGAS A PRIMEIRA COISA QUE TE OCORRER:

AMOR: Leonor

PORTUGAL: Grandes, gigantes

SABEDORIA: Aprendizagem

MEDO: Coragem

 

CONGRUÊNCIA: Eu

INTUIÇÃO: Ser-humano, caminho

MISSÃO: destino

SONHO: vida, viver

GUARDA: Vai ser lendário!

WONDER UP: Be legendary!

 

O QUE É QUE O PÚBLICO DA GUARDA PODE ESPERAR DO JORGE COUTINHO NO DIA 15 DE NOVEMBRO, NO WONDER UP… GUARDA?

Podem esperar um murro no estômago de inspiração! Eu vou abanar-vos as crenças, vou abanar aquilo em que acreditam até agora, vou abanar aquilo que acreditam ser possível, vou fazer-vos olhar para a vida de uma outra forma e mostrar-vos que  o vosso futuro, a vossa felicidade e o vosso sucesso e resultados depende apenas de vocês próprios, não depende de onde estão, do que viveram, do que já tiveram, do que têm ou não têm, depende apenas de cada um! Por isso esperem um grande abanão! Um tsunami!

 

TENS ALGUMA FILOSOFIA DE VIDA OU FRASE INSPIRADORA QUE QUEIRAS PASTILHAR CONNOSCO?

Tenho uma frase do Albert Camus que eu utilizo muito: “E no meio de um inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível”. É uma frase que me inspira bastante.

A minha filosofia de vida é ser um milímetro melhor todos os dias.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright by WONDER UP 2018. Todos os direitos reservados.